Antiga Estação da Trofa
A Estação Ferroviária da Trofa foi inaugurada em 1875, aquando da abertura do primeiro troço da Linha do Minho que ligava o Porto a Braga em bitola ibérica (via larga). Em 1883 foi aqui instalado o primeiro troço da Linha de Guimarães que unia a Trofa a Vizela em bitola métrica, conhecida como via estreita. À época, entre a Trofa e Lousado, esta linha era algaliada na via larga.
A chegada do caminho-de-ferro a São Martinho de Bougado foi preponderante para o desenvolvimento da localidade e trouxe um novo topónimo: Trofa. As indústrias de transformação de madeiras, moagens, metalomecânica e têxtil que aqui se estabeleceram, a partir dos inícios do século XX, laboravam em função do serviço de despachos das companhias ferroviárias. Para o efeito, foram construídos um armazém e um cais de carga com guindaste. Algumas das empresas, situadas nas imediações da estação, possuíam pequenos terminais privados, ligados às linhas, destinados à carga e descarga de vagões de mercadorias.
Esta estação encerrou em 2010, aquando da inauguração da variante da Trofa e da nova estação.
Com a implementação do projeto de reabilitação e refuncionalização das instalações da Antiga Estação Ferroviária da Trofa, este espaço foi novamente aberto ao público, a 18 de agosto de 2018, com a exposição " Memória e Identidade da Estação da Trofa". Esta exposição retrata a relação existente entre a chegada dos caminhos-de-ferro a São Martinho de Bougado, em 1875, e o desenvolvimento do núcleo industrial e populacional que veio a ser a cidade, e depois concelho da Trofa.
Local: Trofa
A Estação Ferroviária da Trofa foi inaugurada em 1875, aquando da abertura do primeiro troço da Linha do Minho que ligava o Porto a Braga em bitola ibérica (via larga). Em 1883 foi aqui instalado o primeiro troço da Linha de Guimarães que unia a Trofa a Vizela em bitola métrica, conhecida como via estreita. À época, entre a Trofa e Lousado, esta linha era algaliada na via larga.
A chegada do caminho-de-ferro a São Martinho de Bougado foi preponderante para o desenvolvimento da localidade e trouxe um novo topónimo: Trofa. As indústrias de transformação de madeiras, moagens, metalomecânica e têxtil que aqui se estabeleceram, a partir dos inícios do século XX, laboravam em função do serviço de despachos das companhias ferroviárias. Para o efeito, foram construídos um armazém e um cais de carga com guindaste. Algumas das empresas, situadas nas imediações da estação, possuíam pequenos terminais privados, ligados às linhas, destinados à carga e descarga de vagões de mercadorias.
Esta estação encerrou em 2010, aquando da inauguração da variante da Trofa e da nova estação.
Com a implementação do projeto de reabilitação e refuncionalização das instalações da Antiga Estação Ferroviária da Trofa, este espaço foi novamente aberto ao público, a 18 de agosto de 2018, com a exposição " Memória e Identidade da Estação da Trofa". Esta exposição retrata a relação existente entre a chegada dos caminhos-de-ferro a São Martinho de Bougado, em 1875, e o desenvolvimento do núcleo industrial e populacional que veio a ser a cidade, e depois concelho da Trofa.
Local: Trofa