Aldeias de Soutelo e Póvoa da Serra

Santa Marta de Penaguião
Descrição

As aldeias de Soutelo e Póvoa da Serra, em Fontes, a cerca de sete quilómetros da sede da freguesia, encontram-se cercadas pelo altaneiro e indomável Marão. São lugares fascinantes onde a Natureza (e ar puro) se mantém, por enquanto, incólume. Numa vertente da serra, espelha um curso de água que escorre das alturas, engrossa, e vem precipitar-se nas funduras do lendário “Poço Escuro”. Foi a água em queda (catarata) que cavou o precipício na rocha dura do leito.
A descer, calços granjeados ocupam os desníveis acentuados do terreno. Uma agricultura de subsistência, a poder da água e do húmus, dá tudo: hortícolas e milho. Mas também produz azeite, vinho maduro e castanha.
Do casario (tipo concentrado) ainda restam casas de “pedra preta”, (assim denominam o xisto, acentuadamente mais escuro) cobertas de lousa.

Local: Santa Marta de Penaguião
A Borralha Guest House

A Borralha Guest House

Voltada para o Douro, a Borralha Guest House instalou-se numa antiga mansão vilarrealense, agora...
Mais informação
Pousada Solar da Rêde

Pousada Solar da Rêde

Magnifico Solar do séc. XVIII, situado no meio de uma vinha de 27 hectares, com vista...
Mais informação
PIZZERIA PASTA FINA

PIZZERIA PASTA FINA

Gastronomia Italiana.Especialidades da Casa:- Pizzas- Pastas- Saladas- Outros pratos...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação