Aldeias de Soutelo e Póvoa da Serra

Santa Marta de Penaguião
Descrição

As aldeias de Soutelo e Póvoa da Serra, em Fontes, a cerca de sete quilómetros da sede da freguesia, encontram-se cercadas pelo altaneiro e indomável Marão. São lugares fascinantes onde a Natureza (e ar puro) se mantém, por enquanto, incólume. Numa vertente da serra, espelha um curso de água que escorre das alturas, engrossa, e vem precipitar-se nas funduras do lendário “Poço Escuro”. Foi a água em queda (catarata) que cavou o precipício na rocha dura do leito.
A descer, calços granjeados ocupam os desníveis acentuados do terreno. Uma agricultura de subsistência, a poder da água e do húmus, dá tudo: hortícolas e milho. Mas também produz azeite, vinho maduro e castanha.
Do casario (tipo concentrado) ainda restam casas de “pedra preta”, (assim denominam o xisto, acentuadamente mais escuro) cobertas de lousa.

Local: Santa Marta de Penaguião
Casa Agrícola da Levada

Casa Agrícola da Levada

As acomodações da Casa Agrícola da Levada possuem um estilo histórico, romântico ou...
Mais informação
CASA DA CASADINHA

CASA DA CASADINHA

Registo nº 855203/ALCasa de férias.
Mais informação
O ALDEÃO RESTAURANTE

O ALDEÃO RESTAURANTE

Situado no centro da cidade.Especialidades da casa:- Francesinhas- Postas - Pratos...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação