Aldeia Vinhateira de Salzedas

Tarouca
Descrição
O nome Salzedas provém do latim Saliceta que significa salgueiral, vegetação muito abundante nas margens do rio Varosa, que por ali corre. É de povoamento muito antigo. Por aqui passaram Lusitanos e Romanos, Suevos e Visigodos e, mais tarde, Muçulmanos.

A génese da sua história remonta ao lugar a que hoje se dá o nome de Abadia Velha e a sua povoação cresceu em torno do Convento de Santa Maria de Salzedas.

O grande ex-libris é o Mosteiro Cisterciense de Santa Maria de Salzedas mandado erigir por D. Teresa Afonso, mulher de Egas Moniz, aio de D. Afonso Henriques. De estrutura românica, completamente remodelado no século XVIII e a sua igreja sagrada no século XIII, representa um dos mais ricos e emblemáticos mosteiros de Portugal.

O Município de Tarouca convida-o a descobrir o Vale Varosa.

Local: Tarouca
Delfim Douro Hotel

Delfim Douro Hotel

A requalificação da Quinta do Loureiro, situada na margem esquerda do rio Douro, freguesia de...
Mais informação
Casa do Forno

Casa do Forno

No Lugar do Terreiro, num espaço contemporâneo, sóbrio, acolhedor e com uma magnífica vista...
Mais informação
Pizzaria Pinóquio

Pizzaria Pinóquio

Espaço rústico, com esplanada e parque de estacionamento. Apresenta-nos uma ementa...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação