Aldeia Típica de Várzea da Serra

Tarouca
Descrição

Na ponta sudoeste do Concelho de Tarouca, para lá do alto da serra de Santa Helena, numa extensa várzea, a dez quilómetros da cidade de Tarouca, situa-se a freguesia de Várzea da Serra.

A beleza natural de Várzea da Serra apresenta-se, por si, de grande interesse. O ambiente serrano, os canastros ou espigueiros, as capuchas de burel, o pelourinho, a Casa da Cadeia e o conjunto de casas de granito, conferem-lhe as características de aldeia típica.

Considerada por antonomásia a povoação serrana do Concelho, está rodeada de cumes que atingem mais de mil metros de altitude, que a abrigam das investidas dos ventos. Elevado planalto, cai, a nordeste e noroeste, para o rio Varosa e seu afluente, denominado Varosela.

É no território da freguesia de Várzea da Serra que nascem estes dois rios: descem, em direção oposta, norte e sul, cercando a serra de Santa Helena, apertam-na nos seus flancos, como duas grandes antenas, e correm, fertilizando campos, movendo moinhos, em quase todas as freguesias do concelho, até se fundirem um no outro, perto de Mondim.

A fundação de Várzea da Serra deve datar dos princípios da Nacionalidade. Talvez os seus primeiros habitantes fossem colonos do Minho, que aqui se vieram estabelecer, como a outros lugares do concelho. E as casas mais antigas bem se assemelham, como em nenhuma outra freguesia, às construções minhotas, como se um fragmento dos povoados do Norte fosse transplantado para aqui.



O Município de Tarouca convida-o a descobrir o Vale Varosa.




Local: Tarouca
Casa da Portaria

Casa da Portaria

A Casa da Portaria é o local ideal para as suas férias, em família ou com amigos. É uma...
Mais informação
CASA DA RUA DA SISTERNA

CASA DA RUA DA SISTERNA

Localizada no centro histórico da cidade de Lamego, possui sala, cozinha equipada, dois quartos...
Mais informação
Restaurante "Manjar do Douro"

Restaurante "Manjar do Douro"

Ambiente calmo, óptimo para festas ou jantar a dois. Parque privativo. Mesmo no fim do escadório...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação