Albergaria de São João de Deus ou Quartéis

Ponte de Lima
Descrição
Monumento de Interesse Público

Edifício maneirista de linhas sóbrias valorizadas pelo ritmo das fachadas organizadas em 3 corpos volumetricamente diferenciados, foi mandado construir em 1659 pela Regente do Reino D. Luísa de Gusmão, como hospital para os soldados feridos nas guerras da Restauração, ficando a cargo dos religiosos São João de Deus até 1716.
Após diversos ocupantes que o utilizaram para diferentes fins, foi em 1805 doado à Santa Casa da Misericórdia para transferência do hospital, tendo devido à Invasão Francesa de 1808 sido afastado da posse desta Instituição, só voltando à sua posse em 1874 após conhecer mais uma série de funções e ocupantes.
Foi bastante alterado desde a sua origem, destacando-se o restauro de 1787/1795, com pedra extraída de três torres das antigas muralhas da Vila, altura em que foi demolido o oratório e capela, transladando-se a imagem do Padroeiro para a Capela de Nossa Senhora da Lapa.
De destacar o frontespício enriquecido por pequeno grupo escultórico, constituído por nicho, imagem do antigo orago e alguns elementos heráldicos.

Local: Ponte de Lima
Quinta da Prova / Casa da Mata

Quinta da Prova / Casa da Mata

A Quinta da Prova fica situada em frente à vila de Ponte da Barca, apenas separada desta pela...
Mais informação
Casa de São Gonçalo

Casa de São Gonçalo

Situada na margem direita do Rio Lima, a Casa de São Gonçalo goza de localização privilegiada....
Mais informação
Taberna Cadeia Velha

Taberna Cadeia Velha

Espaço muito acolhedor, prima pelo bom serviço e qualidade dos produtos. Ideal para todas as...
Mais informação
Telhadinho

Telhadinho

Restaurante de ambiente familiar. Serve diárias à hora de almoço. Encerra todos os dias aos...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação