Eventos

Eventos

>
Fim de Semana Gastronómico

Fim de Semana Gastronómico

Praça Dr. Guilherme de Abreu, 4850-527 Vieira do Minho 06 a 08 Mar 2020
Vieira do Minho
Detalhe
A gastronomia Vieirense é tão variada quanto o património natural e cultural. Esta está intimamente ligada às principais atividades económicas e aos recursos naturais do concelho provenientes da produção agrícola e da criação animal. São várias as propostas regionais capazes de saciar o apetite mais guloso, tais como, a vitela, o cabrito, as couves com feijão, o cozido à portuguesa, os enchidos, o presunto…


Chouriça assada
Em Vieira do Minho, o fumeiro é rei, não podendo faltar à mesa dos restaurantes Vieirenses uma boa chouriça assada para abrir o apetite dos apreciadores da gastronomia típica.

Couves com Feijão
A gastronomia de Vieira do Minho está intimamente ligada às principais atividades económicas, isto é, aos recursos naturais do concelho, sejam eles provenientes da produção agrícola ou da criação animal. A iguaria “Couves com Feijão” é o exemplo típico do aproveitamento destes produtos endógenos que possibilitam a confeção de pratos deliciosos. Tradicionalmente, as “Couves com Feijão” são confecionadas nos meses de inverno, entre Novembro e Março, após a matança do porco e depois dos presuntos e enchidos estarem secos e curados.
Para a preparação deste prato, são necessárias as melhores carnes caseiras e o que de melhor se produz nos campos e hortas: carne de porco (orelha, pé, presunto, pá, barriga e costela), enchidos (salpicão, chouriça de carne e chouriça de sangue), couve-galega segada, feijão amarelo, batatas cortadas aos quadrados, bom azeite e alho picado. Numa panela, coloca-se a água a ferver e juntam-se as carnes já temperadas e o fumeiro. Quando estiverem cozidas, retiram-se e reservam-se. Aproveita-se a água da fervura das carnes e juntam-se os feijões (já pré-cozidos), as couves e as batatas. Retira-se a panela do lume, côa-se o preparado, junta-se alho e azeite q.b. e serve-se com as carnes.

Pêra Bêbada
Para finalizar o repasto, delicie-se com uma saborosa e perfumada pêra bêbada, uma sobremesa tradicional que garantidamente fará sucesso junto dos bons garfos.

Animação
Casa Museu Adelino Ângelo (entrada gratuita)
Quinta da Veiga

Quinta da Veiga

A Quinta da Veiga, situa-se na encosta esquerda da barragem de Caniçada e da Marinha de Rio...
Mais informação
Parque de Campismo da Cabreira

Parque de Campismo da Cabreira

Com uma área de cerca de 2 hectares e capacidade para aproximadamente 400 campistas, o Parque de...
Mais informação
Restaurante Senhora da Fé

Restaurante Senhora da Fé

O Restaurante Senhora da Fé situa-se na Vila de Vieira do Minho e tem capacidade máxima para 100...
Mais informação
Restaurante O Gerôs

Restaurante O Gerôs

O restaurante O Gerôs situa-se em Salamonde junto à EN 103 que liga Braga a Chaves. È um...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação