Eventos

Eventos

>
Abertura da exposição  "Só a imaginação transforma"

Abertura da exposição "Só a imaginação transforma"

Centro Português do Surrealismo - Praça D. Maria II. 4764-968 Vila Nova de Famalicão 03 Jul a 31 Out 2020
Vila Nova de Famalicão
Detalhe
Só a imaginação transforma” surge como elo de ligação para uma mostra expositiva que se revela ponto de encontro e diálogo entre trinta e três artistas, divulgando o carácter de cada um, com o destaque para algumas das suas obras.

Na organização desta exposição, com obras que fazem parte do acervo da Fundação Cupertino de Miranda, houve a intenção de mostrar um conjunto menos conhecido do público, destacando artistas que, de alguma forma, estão ligados ao Surrealismo Português.

A produção artística dos trinta e três artistas representados nesta exposição é extensa e muito relevante para a Arte Portuguesa, desde o início do século XX até aos nossos dias, mais de meio século volvido desde o término dos movimentos surrealistas em Portugal.

Encontramos esculturas, objetos, colagens, pinturas e desenhos, afirmando-se uma celebração conjunta da arte, das amizades e ruturas dos artistas: Alexandre O'Neill, António Areal, António Dacosta, António Maria Lisboa, António Paulo Tomaz, António Pedro, António Quadros, Cândido Costa Pinto, Carlos Calvet, Carlos Eurico da Costa, Cruzeiro Seixas, Escada, Eurico Gonçalves, Fernando Alves dos Santos, Fernando de Azevedo, Fernando José Francisco, Fernando Lemos, Gonçalo Duarte, Isabel Meyrelles, João Moniz Pereira, João Rodrigues, Jorge Vieira, Julio, Manuel D'Assumpção, Marcelino Vespeira, Mário Botas, Mário Cesariny, Mário Eloy, Mário Henrique Leiria, Paula Rego, Pedro Oom, Raúl Perez e Risques Pereira.

Uma exposição desta extensão, no que diz respeito ao número de personalidades, agrupa trabalhos complexos e críticos do Surrealismo em Portugal.

“Só a imaginação transforma. Só a imaginação transtorna.”, refere Mário Cesariny n’A Intervenção Surrealista, num “livre exercício do espírito”, em que toda “a imaginação é atuação do mundo”.

Abertura da exposição - 3 de julho às 16h00
Horário Museu:
De 2.ª a 6.ª feira, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.
Sábados e feriados das 14h00 às 18h00 (durante o período de exposições temporárias).
Encerra aos domingos, sábados no mês de agosto e nos dias: 1 de janeiro; Sexta-feira Santa; Corpo de Deus; 1 de maio; 15 de agosto; 8, 24, 25 e 31 de dezembro.
VIVENDA MENDES 2

VIVENDA MENDES 2

Registo nº 74282/ALEsta casa de férias dispõe de comodidades para churrascos e de um jardim, 2...
Mais informação
HOTEL MOUTADOS

HOTEL MOUTADOS

Sediado no coração da cidade, o Hotel Moutados está a 5 minutos do centro de Famalicão e a 2...
Mais informação
Restaurante Papas na Língua

Restaurante Papas na Língua

Espaço acolhedor, boa comida, confeccionada com dedicação, atendimento simpático, e único....
Mais informação
Sushi Zou

Sushi Zou

A FUNCIONAR DESDE 2017PERFIL DA COZINHACozinha asiáticaCozinha saudável (prato vegetariano)PMP...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação