Castelo de Melgaço

Melgaço
Descrição

No cimo de um morro sobranceiro à Vila, encontramos esta antiga fortificação, testemunho dos primeiros momentos da nacionalidade portuguesa. Mandada edificar por Dom Afonso Henriques no século XII/XIII, deste antigo castelo resta-nos apenas uma torre de menagem de planta quadrangular, com três pisos e cobertura em telha, e parte da antiga cerca da Vila medieval.

Localizado numa antiga atalaia, oferece-nos soberbas vistas sobre as serras vizinhas e sobre o centro histórico da Vila, com as suas ruas estreitas e as casas em pedra. Passeando na zona intramuros, sentimo-nos relevados para segundo plano, tal a imponência da estrutura e das vistas que proporciona.

Edificado para reforçar a autoridade do recém-criado reino de Portugal, este castelo teve um importante papel na defesa da fronteira do Alto Minho.

É nesta torre quadrangular que, actualmente, podemos encontrar o Núcleo Museológico da Torre de Menagem. Aqui poderá conhecer um pouco sobre o património arquitectónico, histórico e cultural de Melgaço. Circulando pelos seus três andares, descobrimos a história do concelho, desde o período pré-histórico à Idade Contemporânea.

Um excelente local para iniciar a sua descoberta por Melgaço onde pode, inclusive, requerer informação sobre outros monumentos a visitar, onde comer e onde dormir. Venha apaixonar-se por Melgaço!




Local: Melgaço
Novas Direções, LDA

Novas Direções, LDA

RNAL Registo Nº 32083/ALSituado no Centro da Vila de Melgaço: o Alojamento Local Novas Direções...
Mais informação
Quinta da Calçada

Quinta da Calçada

Situada apenas a 5 km da passagem do Rio Minho para a Espanha, a Casa da Calçada disponibiliza...
Mais informação
Restaurante A Lanterna

Restaurante A Lanterna

Localizado no centro da Vila de Melgaço, o Restaurante A Lanterna convida-o a saborear o melhor...
Mais informação
Restaurante Paris

Restaurante Paris

O Restaurante Paris é um restaurante  típico , com capacidade para 40 pessoas e uma esplanada...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação