Eventos

Eventos

>
Fim de Semana Gastronómico

Fim de Semana Gastronómico

Forte S. João de Deus 5300-263 Bragança 21 a 23 Fev 2020
Bragança
Detalhe
A gastronomia de Bragança destaca-se pela qualidade dos seus produtos, com sabores e aromas que parecem exalar das paisagens de onde provêm. A confeção simples é orientada por mãos sábias, que conhecem bem a origem dos ingredientes, muitas vezes trazidos diretamente da horta para a cozinha.
Uns chamam-lhe Butelo, outros, chouriço de ossos… enfim, são vários os nomes para produtos semelhantes do fumeiro regional da Terra Fria Transmontana. É inegável que se trata de um prato muito apreciado, que distingue o fumeiro da terra fria nordestina de muitos outros

Tábua de enchidos
Em jeito de tradição são servidas as típicas tábuas com variadas qualidades de enchidos, acompanhados com ingredientes tradicionais e que lhes dão um toque especial. É necessário cortar presunto, chouriça, queijo de ovelha curando e, claro, o salpicão e a afamada alheira. Tudo isto é disposto numa tábua de madeira ou de lousa. Para acompanhar há o pão de trigo tradicional e um bom vinho transmontano.

Butelo com Casulas
Demolhe um quilo de cascas (vagens de feijão secas e cortadas aos bocadinhos). Coza-as em água e sal com um butelo (chouriço com vários tipos de carne). À parte, leve também a cozer pezinhos do porco, a orelheira e algumas costelas. Retire o butelo e as outras carnes e parta-as aos pedaços. Coloque tudo numa travessa e regue bem com azeite cru.

Pudim de Castanha
Cozem-se as castanhas podendo deitar-se na água da cozedura uma pitada de sal e erva-doce. Depois de bem cozidas, descascam-se as castanhas e reduzem-se a "polme", passando este por uma peneira para que fique bem fino. De seguida pesa-se 0,5 Kg do "polme", amassa-se juntando 1/2 chávena de leite, 4 colheres de sopa de manteiga, 2 chávenas de açúcar, uma colher de chá de canela em pó, 2 colheres de sopa de vinho fino branco, 8 gemas de ovos e 4 claras em castelo. Coloca-se o preparado na forma de pudim, previamente barrada com manteiga e polvilhada de farinha e leva-se ao forno a cozer. Depois de cozido, retire o pudim da forma e coloque-o num prato. Decore o prato com castanhas inteiras e sirva.

Animação
Carnaval dos Caretos - Os rituais ligados ao solstício de Inverno, com as mascaradas de origem pagã são um remoto legado que o concelho ainda mantém bem vivos em datas próximas do solstício de Inverno, entre 25 de Dezembro e 6 de Janeiro, e no período do Carnaval, compreendido entre o Sábado de carnaval e a quarta-feira de cinzas. Decorrem por todo o concelho de Bragança festas tradicionais associadas à máscara, que procuram representar rituais milenares transmitidos entre gerações com o objetivo de afastar o mal nas suas diversas formas, fomentar a fertilidade da terra, dos animais, plantas e pessoas, criando laços de solidariedade na comunidade local.

Hotel Sta. Apolónia

Hotel Sta. Apolónia

O Hotel Santa Apolónia, reúne um serviço de qualidade, quartos perfeitos e preços competitivos...
Mais informação
Pousada São Bartolomeu

Pousada São Bartolomeu

Situada no topo de uma colina da Serra da Nogueira, a Pousada de Bragança apresenta vistas...
Mais informação
Tradições transmontanas

Tradições transmontanas

Um refúgio desconcertante... Um local único onde podemos apreciar os melhores sabores...
Mais informação
Tuela

Tuela

Um espaço agradável e acolhedor com uma confeção que com certeza agrada o palato de qualquer...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação