Eventos

Eventos

>
Fim de Semana Gastronómico

Fim de Semana Gastronómico

Largo da Estação, 227 4580-196 Paredes 20 a 22 Mar 2020
Paredes
Detalhe
O Município de Paredes volta a associar-se à iniciativa do Turismo Porto e Norte de Portugal, proporcionada pelos “Fins-de-Semana Gastronómicos”.
Uma aposta de sucesso que visa promover e divulgar a riqueza dos sabores tradicionais da gastronomia do Concelho de Paredes, numa oportunidade para os visitantes desfrutarem da beleza das nossas paisagens e da riqueza do nosso património.
Prevista para o fim-de-semana de 20,21,22 de março de 2020, esta edição terá o Cabrito Assado no forno a lenha acompanhado de arroz e a sopa seca como iguarias selecionadas nas refeições servidas pelos estabelecimentos de restauração aderentes.
Este ano vamos valorizar o tremoço, com vista a promover a tradição dos paredenses conhecidos como tremoceiros. Surpreenda-se!

Tremoço
Voltamos a valorizar o tremoço, com vista a promover a tradição dos paredesenses conhecidos como tremoceiros.
Cabrito assado no forno a lenha
Ingredientes: Cabrito, batatas, arroz, alhos, sal grosso, cebola, vinagre, colorau, pimenta, banha, louro.
Preparação: Na véspera, esfola-se o cabrito, retiram-se os miúdos e, depois de impecavelmente lavado, pendura-se para escorrer. Entretanto, esmagam-se os dentes de alho e junta-se a cebola picada, um ramo de salsa também picada, o vinagre, o sal grosso, o colorau e a pimenta. Esfrega-se o cabrito com esta papa e deixa-se ficar assim até ao dia seguinte. No dia de assar, fazem-se vários golpes no cabrito e introduzem-se nesses golpes tirinhas de toucinho. Atam-se as patas da frente às de trás e barra-se com a banha. Põe-se o cabrito sobre uma grelha de paus de loureiro armada na boca do alguidar do arroz e leva-se a assar no forno (de preferência em forno de lenha de cozer pão). Deixa-se assar o cabrito primeiro de um lado durante 1 hora, e depois do outro lado durante o mesmo tempo. Arroz: Faz-se um refogado pouco apurado com uma cebola e banha. Junta-se a este refogado, água, o presunto, os miúdos do cabrito e o chouriço de carne. Deixa-se cozer. Introduz-se açafrão no forno, embrulhado num papel para torrar ligeiramente. Mede-se arroz, lava-se e enxuga-se. Retiram-se as carnes e mede-se o caldo, duas vezes o volume do arroz, que se deita num alguidar de barro caraterístico (em forma de chapéu). Junta-se ao caldo uma cebola cortada às rodelas, o açafrão, um ramo de salsa, uma folha de louro e o arroz. Este coze no forno ao mesmo tempo que se assa o cabrito. Serve-se o arroz numa travessa contornada pelas rodelas de chouriço, tirinhas de presunto e os miúdos cortados aos bocados. Noutra travessa, coloca-se o cabrito inteiro e enfeita-se com raminhos de salsa. Batatas assadas: 1 kg de batata pequena, que se assam em assadeira de barro no forno com banha, vinho branco, sal e cebola e água. O cabrito pode e deve ser assado à parte do arroz porque demora mais tempo que o arroz. Põe-se o cabrito cortado ao meio depois de temperado como se indicou e rega-se com vinho branco e um pouco de água. Assim, fica mais suculento e tenro.

Sopa seca doce
Ingredientes: Pão, mel, água, açúcar loiro, pau de canela, folhas de hortelã
Preparação: 1/2 l de água; 250 g de mel; 1/2 kg de açúcar loiro; 2 paus de canela; 5 pães com dois dias; 6 folhas de hortelã por camada; Açúcar loiro para intercalar entre as camadas; canela em pó. Num recipiente coloca-se a água, o mel, a canela em pau e o açúcar loiro. O pão é partido e embebido nesta calda. Depois colocam-se num alguidar de barro, polvilhado com açúcar, canela em pó e folhas de hortelã em camadas até encher o alguidar. Depois ao forno de lenha, cerca de 30 minutos.

Animação
Durante este fim de semana vai decorrer o evento Primavera festival da Flor, que procura dar a boas vindas à primavera e a todo um novo ciclo de luz e vida. Durante este fim de semana o visitante tem ao seu dispor um programa diversificado de animação com um mercado a flor, momentos de leitura de poesia, prova de produtos confecionados com camélias entre muitas outras novidades. Tudo isto vai decorrer na Casa da Cultura e seus jardins.
- Visita guiada às Minas de Ouro de Castromil mediante marcação prévia (4 dias)
- Visita guiada ao Parque da Sr.ª do Salto em Aguiar de Sousa, mediante marcação prévia (4 dias)
- Visita ao circuito de Arte Pública de Paredes (4 dias)
- Visita à Casa da Cultura de Paredes (4 dias)
- Visita aos Monumentos da Rota do Românico em Paredes – Mosteiro de Cête, Ermida da Sra. do Vale em Cête, Capela da Quintã em Baltar, Torre do Castelo de Aguiar de Sousa e Torre dos Alcoforados em Lordelo (5 dias)

Quinta de Valdeira - Casa de abrigo e atividades ao ar Livre

Quinta de Valdeira - Casa de abrigo e atividades ao ar Livre

A Quinta de Valdeira é um espaço único para poder desfrutar da Natureza e praticar atividades ao...
Mais informação
Solar de Egas Moniz - Charming House & Local Experiences

Solar de Egas Moniz - Charming House & Local Experiences

Resultante da recuperação de um solar do séc.XIX, esta casa de charme com 10 quartos localiza-se...
Mais informação
Mar na Boca – Restaurante Marisqueira

Mar na Boca – Restaurante Marisqueira

Restaurante localizado num local com uma vista privilegiada para o Rio Sousa, o que desde logo...
Mais informação
Ramirinho

Ramirinho

"O Município de Penafiel tem referências ancestrais no produto Gastronomia e Vinhos. Já desde a...
Mais informação
Comentários Não existem comentários dos nossos visitantes. Seja o primeiro a comentar.
Avaliar: Faça a sua avaliação